sábado, 6 de outubro de 2012

Eleições 2012

Os candidatos em suas versões animadas

Eu relutei até escrever esse post. Bom, era um assunto que já tenho que ver muito por causa da faculdade e isso ia me cansar e contaminar ao escrever aqui, mas não aguentei. Sim, esse assunto é a eleição para prefeito e vereador de Janeiro.


São jingles que aproveitam músicas famosas, aberrações se candidatando e campanhas que só sabem alfinetar o outro. Assim, é fácil fazer com que os ouvintes/espectadores e além de tudo eleitores não votem nos candidatos. Somos entregues a um horário político que permeia a todos os veículos de comunicação. Ainda bem, ontem foi o último dia...

Se acordamos, ouvimos o spot do Clóvis Monteiro, da Rádio Tupi, conversando com o atual prefeito, Eduardo Paes, que fala dos ótimos 4 anos de Prefeitura. Como acreditar?  Presenciei o debate e sim, fiquei comentando a noite toda sobre ele. Candidatos que só sabem alfinetar o atual prefeito, Eduardo Paes, que por sua vez só tem cara de idiota, pois foi muito bem armado. O filho do Cesar Maia só merece ser lembrado assim porque só conseguia falar do pai. A Aspásia fez uma participação nada brilhantes, Otávio leite só apresentava propostas, tentado convencer. O Freixo, ah, o Freixo. Uma pena que ele não conseguiu atacar mais o Paes porque o Maia Filho não deixou. Bem que ele queria. E tá bom Freixo, nós entendemos que você quer o segundo turno.

O debate serviu para eu perceber, pelo menos, em quem não votar. Em meio a um debate de maior visibilidade, os candidatos se limitavam ao tempo estipulado e acordado por todos para apresentar suas propostas e "alfinetar" uns aos outros. Civilizados? Talvez, mas a verdadeira corrida para decisão dos votos só começou depois do debate da Globo. Para quem quer o 50, que ele consiga nas redes sociais alavancar ainda mais a campanha. Para quem quer continuar a gestão do Paes, tomara que ele consiga manter o 7% dos votos válidos. E os outros? Bem... só posso dizer que esqueceram do Cyro Garcia.

Voto consciente gente. Como disse no Facebook, é muito fácil reclamar que "Se quisesse saber sobre o  debate, eu ligava a tv e não ficava vendo o status na timeline dos outros". Somos eleitores que, numa democracia exige o voto de todos. Já que somos obrigados, vamos fazer uma escolha que parta dos nossos princípios e que vá de acordo com o candidato. Não vamos votar pela maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí, vai!