segunda-feira, 23 de julho de 2012

Refazer a vida? Como ?

Morro do Bumba em 7 de abril de 2010 e dois anos depois. Pelo visto nada mudou.

Sexta-feira foi um dia daqueles pra mim. Aniversário do meu pai, festa julina do prédio a ser preparada para o dia seguinte, estágio, centro do Rio, Méier ... Loucura. Em meio à ida ao banco e à compra de rostinhos de caipira como decoração, um senhor me parou.

Não era mais um daqueles pedintes que vagam pelo Méier e tem uma casa melhor que a minha. Esse nem tinha casa. Ele contou que foi vítima do deslizamento no Morro do Bumba há dois anos e até hoje a Prefeitura do Rio não fez nada para mudar essa situação, alegando que não tem condições de fornecer um novo lar para as famílias. Esse mesmo senhor disse que nesses 2 anos, a sua filha mora num alojamento para 60 pessoas, onde vivem o dobro junto com ela. E o abrigo não tem condições de comportar esse número todo. Ou seja, a filha dele será despejada de lá.

Eu devia estar mais dura do que o senhor, mais dei minhas reles moedas. Ele poderia estar mentindo para mim? Sim, mas pelo menos ouvi o que ele tinha a dizer e ele me convenceu. Ninguém é obrigado a viver nestas condições sofríveis e sem pretensão para um amanhã. E sem ajuda de quem deveria ajudar. O senhor ainda desabafou comigo, dizendo que uma menina, que devia ter meus 20 anos, nem olhou para a cara dele e disse "Se você não tem dinheiro o problema não é meu". Ponto pra ela.

Enfim, o mundo dá voltas, basta você querer se adaptar a ele e saber que hoje você está bem, amanhã pode não estar. E você, faz o que? Ajuda o senhor, dá dinheiro e pelo menos tem um pensamento positivo por ele, naquele instante, olha com pela ou vira as costas como a menina? Pensemos hoje no que pode acontecer conosco e nunca, mais nunca despreze alguém. Você não sabe da onde a sua ajuda pode vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí, vai!