sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Amor eterno

Tudo mundo sabe que os pais são as pessoas em quem você pode confiar a qualquer momento mas nem sempre damos ouvidos para isso. O primeiro beijo a mãe nunca é a primeira a saber mas quando você cái da escada e quebra o braço, como no meu caso, a pessoa que logo vem a cabeça é a sua mãe. E que ela chegue rápido para te socorrer. Mas não esqueçamos da figura do pai: é nele que eu penso quando sou chamada numa entrevista de emprego.

Eu sou muito agradecida pelos pais que eu tenho. Minha mãe, conseguiu se representar muito bem em mim - mesmo não concordado com tal semelhança, não nego - sempre teve presente em tudo que pedia a sua presença. O primeiro batizado de capoeira, todas as reuniões dos responsáveis do colégio, festinhas de final de ano, de dias das mães, dos pais até (ela ia mesmo) e é claro, formatura. Era bom quando eu e minha irmã íamos para os passeios do colégio e ela sempre ia para nos levar e só saía quando o ônibus partisse. Tinha vezes que ainda ia para a esuina da outra rua só para dar o último tchauzinho antes do passeio planejado muitos dias antes e pagos por ela.

Me lembro de uma época boa em que eram eu, ela e minha irmã, como sempre fomos. Andávamos de carro, íamos ao Mc Donald's e esperávamos a Carolzinha(minha irmã) comer porqu ela sempre demorou muito e embalávamos tudo de volta porque ela NUNCA terminava o Mc Lanche Feliz, olha a gravidade do problema ... Mas ali éramos só nós três. Ninguém parava a gente e nada poderia tirar aquela minha felicidade de estar ali, com minha mãe e minha irmã num carro, saindo do colégio e indo lanchar. Sempre falei para minha mãe que fui muito feliz nessa época porque ela também estava muito feliz.

Não vou nem entrar no mérito de mãe nos 15 anos da filha porque não precisa. Já é de se esperar o esforço que toda mãe faz para ter realizado um sonho dela na festa da filha. Pelo menos minha mãe consguiu 2 festas de 15 anos diferentes para uma vontade só: a dela. Foi tudo lindo, maravilhoso e perfeito pela dedicação que ela teve com todos os preparos. Linda, te amo muito, viu ?

E porque esquecer de quem financiou todo esse sonho ? Meu pai é primordial na minha vida. Finanças e negócios é com ele. Emprego, dinheiro, saída, compras, gastos, desejos é com ele. Tudo hoje em dia que temos, independente do quanto foi ou porque queríamos é dele. A faculdade que me esforço ao máximo para dar o melhor de mim em todos os momentos, é ele quem fez força para que eu fizesse a melhor, ao entender dele. Nunca questionou o porque de eu fazer Jornalismo, sempre esteve do meu lado, em apoiando, me incentivando, comprando revistas para eu ler uma matéria que ele julgou interessante para minha formação acadêmica, como ele diz. É prova de que em nenhum momento da vida dele, ele esquece das filhas. Pode esquecer do que pedimos mas o pedido sempre é aceito, dentro das normas pré-estabelecidas.

Hoje, tive uma apresentação difícil, todos do meu grupo sabiam muito do assunto mas estávamos inseguros tendo muitos trabalhos para fazer, enfim e nossa apresentação no PowrPoint não foi salva (descuido meu) e aí o desespero bateu. Umas queriam perguntar ao professor sobre outro dia, outras ficaram aflitas somente e outro se manifestou para fazer tudo de novo e correr atrás do que a gente já tinha feito. Literalmente um trabalho em equipe. Conseguimos, aos 48 do 2° tempo apresentar e sermos consistente no que estávamos
apresentando e contei esse cenário para o meu pai, assim que chegou. Ele não fez nenhum comentário e nenhuma interrupção durante o meu relato, simplesmente no final de tudo disse que, principalmente quem se prontificou a refazer a apresentação e o grupo todo, consequentemente, estávamos de parabéns pois precisávamos passar pela dificuldade que passamos para darmos valor ao grupo e ao conhecimento que tínhamos. Teríamos que confiar em nós mesmos e em nossa capacidade de tentar e enfrentar as coisas para nos sobressaírmos diante a uma dificuldade. Não quer dizer que tiraremos um 10, pouco provável, mas se já conseguimos apresentar diante a tudo isso, não temos o porquê de nos sentirmos mal. Eu já iria dormir bem com o "grupo mais consistente das apresentações de hoje" do professor e dormirei bem melhor depois do reconhecimento que meu pai teve de mim e domeu grupo. Ele sabe o quanto eu dou valor a faculdade e o quanto eu quero ser jornalista e um elogio dele depois desse momento turbulento, foi muito bem vindo.

Com meu pai tive as piores discussões, as melhores risadas, os piores comentários "zoando" outras pessoas, as melhores viagens, a melhor formação que poderia e a melhor educação que ele pôde dar. Saber do seu passado, fazer dele um exemplo e lutar muito para que a realidade das filhas dele fosse diferente da sua para mim não tem preço. Merece meu respeito e minha gratidão pro resto da minha vida.

E devo muito aos pais que sou porque, hoje que tenho consciência, sei que cada tapa valeu a pena, cada esporro ou "não" ouvido foi um apelo da sua razão contrariando a sua emoção. Que pai não quer dizer sim para o filho? Poder dar o que o presente que ele tanto quer no Natal ou aquele ovo na Páscoa ? Eu tive tudo isso, no limite das possibilidades e no merecimento também. Nunca ganhei nada por ganhar e acho que isso vai me ajudar e muito daqui pra frente. E o incentivo deles e o fato de acreditarem em mim, faz com que eu acredite em mim mesma cada vez mais.

Eu amo muito os meus pais e reconheço tudo o que fizeram por mim.

E você? Já disse que ama seus pais hoje ?

6 comentários:

  1. Majú, esse foi um dos textos mais verdadeiros e emotivos que li seu. Pode ser porque eu vivi todos esses momentos com você ou pode ser porque eles são também meus pais. Muito obrigada por poder colocar aqui tudo o que eu não consigo dizer de forma alguma ou me esquecer desses momentos. Te amo, minha irmã. Beijo da sua imã caçula,Carolizinha.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes a gente esquece quem realmente precisa ser valorizado.

    Maju... hoje eu mal posso ver os meus pais. Das 6 hs até as 00:00 hs, eu fico na rua.

    Meu pai mora longe de mim. Só falo por telefone. Minha mãe, quase não consigo falar.

    Mas o que você disse é perfeito. Nos problemas, são os primeiros e, muitas vezes, os únicos a nos ajudar.

    Respondendo a sua pergunta: hoje eu ainda não falei "Eu te amo" para eles. Mas não tenho dúvidas que eles sabem como é grande e meu sentimento por eles...

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Carolzinha. É bom saber que a nossa família é linda!

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, a vida mesmo nos empurra para longe deles. É muito bom que pelo menos a gente perceba o quanto eles são importantes para nós e que eles saibam a importância que tem em nossas vidas. Seguindo isso, tudo flui para nosso favor.

    ResponderExcluir
  5. Sensacional, Maju!! Fico mega feliz em saber que tenho uma amiga que tem esse talento pra escrever coisas tão verdadeiras como esse texto sobre os pais!
    Bjos, Primata! =D

    ResponderExcluir

Comenta aí, vai!