quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cadê o Brasil em Londres ?

Nosso improvável ouro. Sarah Menezes com o Judô.

Como se pode ter um país tão grande e um número tão ínfimo em atletas e medalhas no pódio na Olimpíada? Temos nós, brasileiros, esta realidade. É muito fácil o país se mobilizar e ver todos os lances e movimentos dos nossos gloriosos atletas sobrecarregados de esperanças nossas e deles. Uma delegação olímpica que passou dos 150 atletas mas que, até agora, só tem 4 medalhas.

Esse número tão pequeno tem uma pequena parcela de investimento do governo. Pode ser que o investimento não seja tão pequeno mas também não é grande o suficiente para suprir as necessidades e muito menos para representar o Brasil em Olimpíadas.

Nesses Jogos Olímpicos de Londres, temos a presidenta Dilma viajando para lá justamente para a inauguração de uma Casa Brasil que é a representação oficial dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, ao qual foram investidos R$ 23,1 milhões no projeto final. Mas  83% desse valor provenientes do Comitê Organizador e dos patrocinadores, com o restante dividido igualmente entre o governo estadual e a prefeitura do Rio de Janeiro. Era necessário uma representação dessas para os Jogos daqui a 4 anos num valor tão expansivo ?

Em paralelo, temos o escândalo do Mensalão, onde vários políticos são suspeitos de desvio de milhões e o julgamento começará esse mês e pode durar mais e 40 dias. tanto dinheiro, tanta confusão e quem realmente tinha condições de representar bem o Brasil são os nossos atletas. Os brasileiros certamente, querem ser lembrados pelas suas vitórias, conquistas. As derrotas, que sejam lembradas pela garra e luta que tiveram e não, pela corrupção que só faz depreciar um país que tem potencial.

A questão é investir e incentivar, não só divulgar uma "ótima" Olímpiada que já marca uma derrota pelas inúmeras obras atrasadas. Todos os dias, pode-se ver um Maracanã irreconhecível. É só esperar ou safazer acontecer? Vambora Brasil!

3 comentários:

  1. se formos analisar o desempenho da China q na olimpíada de 88 de seul figurava em 11º lugar com cinco medalhas de ouro aenas..na de 92 em 4ºlugar com 16 medalhas de ouro e em Pequim 2008 em 1º LUGAR com 51 medalhas de ouro bem superior às 36 medalhas de ouro dos EUA e atualmente uma potência mundial q põe em cheque a hegemonia americana .. isso nos leva a refletir na força como um forte investimento no país tanto no esporte como em outros ramos EVIDENCIA um país em crescimento prolongado ... só através de investimentos tanto no ramo do esporte ...da educação ...da saúde... em saneamento básico...um país pode crescer... esse crescimento q o Brasil vive hj... esse fortalecimento da economia.. só permanecerá se investirem no país... mas para isso tem q se pensar na população .. e não nos cofres públicos apenas... poupar e cortar investimentos em coisas básicas nom leva o país a lugar algum q nom seja para o buraco...

    ResponderExcluir
  2. PS.: assinado Tadeu Franco

    ResponderExcluir
  3. Fallou TUDO Tadeu. Não adianta só os atletas correrem atrás. Com eles, muitos ajudam mas o investimento tem que partir antes da medalha e não depois!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí, vai!