quarta-feira, 4 de julho de 2012

Educação, ou você não tem

Educação: a gente vê por aqui?
Na minha criação, fui ensinada a dar passagem para os que tem pressa, a me levantar para um idoso sentar, a pedir licença e dizer obrigado quando for necessário, a lavar as mãos antes de comer e respeitar a hora das refeições. Não, eu não sou velha, tenho meus 20 anos e meus pais os seus 40. Estranho não? Numa sociedade totalmente voltada a olhar para o próprio umbigo, renegando as necessidades alheias e se satisfazendo ao máximo, sem nem olhar para frente.

Hoje fui questionada por isso tudo. No sentido de espanto. Conversando com um colega de trabalho, não lembro como surgiu o assunto mas ele me perguntou qual era minha religião. Disse que fui criada na católica mas que acreditava sempre em muitas coisas de outras religiões. Falávamos sobre a vida dos nossos pais, da luta que eles tiveram para crescer na vida e, no fim do mundo. Bom, o assunto foi longo mas o que ele falou de primordial mexeu comigo. Ele perguntou se eu acreditava que Deus viria a Terra, falei que sim mas que o nosso mundo, ruim do jeito que está, não precisava só de uma vinda e sim da permanência dele - sabemos que ele está presente de um jeito de outro, só pra constar.


O mais interessante  e o desfecho da história ele resumiu: falta amor ao próximo. E porque eu falei tudo isso? Pra mim, esse amor começa dentro de casa e nada tem haver com tempos dos nossos avós e da tecnologia de hoje. Independente de 50 anos atrás ou de agora, a convivência é necessária, viver em sociedade é necessário e muitos, MUITOS, não sabem fazer isso. Podem falar o que quiser mas acredito que educação é totalmente ligada a sua base familiar e a você, principalmente.

Pensar só em você? Todos nós precisamos um do outro, isso é inegável. Deveríamos no mínimo ter respeito ao próximo e saber conviver. Quantos pais e filhos se xingam, se batem, se agridem. Um amor que deveria ser transparente e sólido se torna um conflituoso e tenebroso vulcão, prestes a explodir e atingir a quem nem deveria.

Ao menos nós, com os nossos 20 e 30 e poucos anos, devemos pensar não no perigo que o mundo tem a oferecer mas na defesa dos herdeiros diante desse mundo. Eu quero e posso acreditar que o bem prevalece mas devemos fazê-lo sem olhar a quem. Enfim, pensemos no hoje para termos um amanhã. Sei lá, um desabafo de quem tá cansada de ouvir que ninguém tem amor ao próximo mas que esse que reclama não faz por onde. Desse tipo, lá fora tem um monte... #fikdik

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Maju... esse é um dilema seríssimo! Muitas vezes eu mesmo olho as minhas atitudes e me cobro muito. Confesso que já reclamei muito dos outros e nunca olhei para os meus atos. Às vezes é preciso que algumas pessoas façam como você: metam a cara - seja através do blog ou ao vivo - e digam com todas as palavras: "Acordem! O mundo vai além do seu próprio umbigo!".

    Educação é sim uma questão de berço e também tem ligação com a personalidade de cada um. Talvez por isso seja tão difícil ter. Estamos em um mundo que andar e respirar é muito difícil. Imagina se nós obrigarmos os paquidermes da nossa sociedade a andar, respirar E TER EDUCAÇÃO? É demais!!! rs

    Abraços! Seu blog tá show!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade Gabriel. É pedir muito ter educação, o que deveria ser de berço. É demais pra mim e pra todo mundo. Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir

Comenta aí, vai!