sexta-feira, 25 de maio de 2012

Que deselegante!

Gaby Amarantos
Hoje eu vim falar em protesto a classe das gordinhas. Bom, posso falar sobre isso porque entendo do assunto. Nada mais ofensivo e desagravável em perceber quando uma pessoa se refere à uma gordinha como cheinha, fofa ou gorducinha. Pior ainda quando associam gordura a força. Nada a ver. 

Bom, domingo é dia de programação televisiva farta de cultura inútil. Sem escolhas me deparei com o Domingão do Faustão. Infeliz ideia. Só vejo este programa quando passa videocassetada e olhe lá. Mas esse dia queria ver o quadro Dança dos Famosos que, claro, não tem o nível do So You Think You Can Dance, por exemplo, mas tira os participantes da sua zona de conforto e os desafiam na dança. Pois bem, o quadro tem um elenco muito elogiado em suas respectivas profissões e, com ele, percebe-se claramente o desempenho e a capacidade destes em "atuar" em outra área. 

Ali está Gaby Amarantos, mais conhecida como Beyoncé do Pará. Exótica, paraense, negra, gordinha, ou seja, totalmente fora do que é considerado padrão de beleza. O primeiro questionamento que qualquer um se fez, mesmo que em pensamento, era se ela se sairia bem. Felizmente isso aconteceu. mas aí para bem ou mal, o elogio feito pelo júri ganhou destaque por outro motivo. A hesitação de uma jurada em se referir a Gaby, e chamá-la de gorduchinha logo em seguida pegou todo mundo de surpresa. Isso nem devia ser justificativa para o bom desempenho da participante. Não mesmo.

É, não era de se esperar grande coisa de um programa que traz o nome Faustão, fazendo alusão à boa forma que o apresentador tinha anos antes de se submeter a uma cirurgia bariátrica. Capacidade não deve ser medida por forma física, ainda mais num quadro que se diz acompanhar e avaliar a superação dos candidatos.

Nada mais deselegante e insuportável que lembrar uma gorduchinha que ela é gorduchinha. Acredite, ela sabe disso. E o termo gorducinha cái como uma bomba porque ninguém chama o outro de gordo, nem gordo se chama de gordo. É totalmente proibido pela sociedade (por isso em todo post coloquei gorduchinha).  Da mesma forma que chamar alguém de magrelo e lembrá-lo o tempo todo disso. Cada um sabe de si e saber se aceitar é a melhor forma. 

Uma coisa eu afirmo. Ninguém está satisfeito com a forma que tem mas se aceitar é a melhor saída. A Gaby Amarantos (que antes eu não gostava pelo estilo de música que ela canta) ganhou pontos comigo. Além de ser bonita (eu acho), ter presença e se assumir, ela é autêntica. Isso conta muito a favor. E outra, tá na hora da gente mudar os nossos conceitos. Padrão Gisele Bundchen já caiu faz tempo ... Concorda ?

2 comentários:

  1. Gorduchiinha! Fofaa!!

    Ignora esses bestas e sai linda pela rua, só isso!

    *Sua irma atolada que não sabe botar um comentário se não for anônimo.

    ResponderExcluir

Comenta aí, vai!