sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A rotina do calor

É, definitivamente o sol resolveu aparecer depois de um longo tempo no cativeiro. E veio com força total. Ontem, quinta-feira, dia de aula mais cedo, um calor de 35° na faculdade. Um tempo maravilhoso para quem tá de biquíni pegando um bronze mas não para a maioria trabalhadora e estudante que, com toda certeza, queria ir para uma praia.
A realidade nesse tempo "gostoso" de verão é a rotina que se repete todos os dias, a ida ao trabalho. Classifico-as em etapas que pioram gradativamente. E eu acho que todo mundo passa por isso.
  • A primeira etapa, acordar: tomar um banho de água gelada, ainda, se vestir ... Essa já é uma parte crítica. Dependendo da pessoa, já está suando mesmo dentro de casa. 
  • A segunda etapa, sair de casa: uma etapa dolorosa. Mulheres se armam com seus óculos escuros para enfrentar o sol que está por vir. Resta aos homens andar mais rápido, quase correndo ... 
  • A terceira etapa, transporte público: A espera por ele faz com que o sol esquente mais, você começa a suar e se irritar, reclamando que acabou de tomar banho e mesmo assim, o seu ônibus ou trem não chegou ainda. Nessa espera você não está só, muitas pessoas estão na mesma situação que você. 
  • A quarta etapa é uma etapa de sorte: Ônibus/trem lotado ou não ? Se você já pega um transporte cheio todos os dias, é uma tristeza. Já sabe que será esbarrado, encostado e empurrado e por muito tempo, dependendo do trajeto. E parece que quando está calor, o povo gosta mais ainda de ficar encostado nos outros. É impressionante isso! 
  • A quinta etapa, a chegada ao trabalho: Consiste numa caminhada no solzinho "básico" do RJ. Nessa hora já está com um desespero de chegar logo no ar condicionado do seu trabalho e ... finalmente você chega! Mais aí é hora de trabalhar e parece que o calor que você sente já sugou toda a sua energia! Basta só esperar seu corpo se acostumar com o ar geladinho e rezar para na saída do trabalho, o sol não estar tão forte!

Acho dolorosa a volta do trabalho. Por isso, prefiro nem falar sobre ela. O cansaço se acumula com toda a rotina e, pior para quem ainda vai estudar, no caso de muitos amigos meus. E também tem o sono, a preocupação dos trabalhos para entregar, a prova para fazer, os livros para ler, as contas para pagar, o sms para mandar, o facebook para curtir, o twitter para twittar, as fotos para comentar ... Aí vira uma bola de neve de pensamentos desconexos.

O que resta para nós, mortais, é esperar pelo fds e sonhar com a bendita praia no sábado. Mas quem disse que você vai acordar cedo ?


Bom fds para vocês e boa praia para quem conseguir acordar ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí, vai!