segunda-feira, 21 de maio de 2012

Isso é notícia ?

Somos bombardeados por todos os lados
Constantemente somos bombardeados por notícias do gosto popular que movimentam os sites de fofocas e portais de notícias. Apesar de vistas numerosamente, tais notícias veiculam sempre horrores de famosos e suas rotinas que, desnecessariamente, fazem incomum uma corrida no calçadão ou a ida ao shopping.

É, a crítica não é a toa. Como uma quase profissional deste meio, devo dizer que isso tudo que vira capa de jornal não é notícia mas vira por ser de interesse social. Quer dizer, de quem é o interesse ? Das mídias  querendo divulgar mais e mais os artistas, os próprios artistas que querem se divulgar e não cair no anonimato ou de uma associação de ambas as partes? E o pior: mais e mais a massa se vê obrigada a ler este tipo de notícia irrelevante.

A bomba da semana foi a Xuxa em depoimento exclusivo para o Fantástico. Para mim tudo armado! Não o depoimento, pois apesar de gostar muito dela e não ser mais criança, ela fez parte da infância de todos, fato inegável. E eu realmente acho que ela falou a verdade e o ponto aqui é outro. Incrivelmente, o depoimento dela foi ao ar para alavancar o Ibope do programa, que anda estremecido com o horário disputado pelo Pânico. Curiosidade a mais, a Globo não exibiu o TV Xuxa no sábado para transmitir a final da Liga dos Campeões da Europa. O público não pode ficar um final de semana sem a Xuxa, não é verdade? 
Entristeço-me em ver que o Cauã Reymond faz jus ao lugar invejável ocupado na capa do O Dia semana passada pela sua corrida sem camisa em gravação da novela Avenida Brasil, ou até mesmo em ler no Jornal Extra que, mais uma vez, a Luana Piovani xingou alguém pelo twitter, ela só sabe fazer isso. Sem falar da panicat Babi que teve os cabelos raspados ao vivo no programa (eu achei que ela ficou bonita sim). Ou nos submetemos a ler este tipo de "notícia" ou lemos sobre a indignação das pessoas em saber que o Tom Cavalcante votou e apoia o Tiririca.

Infelizmente, penso que as futilidades foram induzidas aos leitores para amenizar os dilemas enfrentados todos os dias. Esses leitores se acostumaram pois é muito melhor falar dos traumas e amores dos artistas do que lembrar da própria vida. Sim, esse é o cenário que enfrentamos todos os dias e ao menos ligamos para isso. Iludidos, nos contentamos em ver a revistinha do jornal de domingo e sonhar com o vestido da modelo, o corpo dela, em ter como marido o Cauã, ser  famosa que nem a Xuxa ... Será que esse círculo vicioso um dia acaba ? Eu me questiono, mas acho que já sei a resposta!


6 comentários:

  1. Se dá ibope, é o interesse da massa em ver ou ler sobre o assunto, e desta forma torna-se irrelevante.
    A verdade é maioria das pessoas leem o que seus contatos sociais poderão conversar em uma futura confraternização, e em uma mesa de bar, ninguém vai falar do Tiririca ou que o maldito Bolsonaro quer se candidatar a prefeito do Rio.
    A mídia segue o que dá dinheiro, a culpa mais uma vez é que quem bate palma pra maluco dançar! O povão!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Sempre assim né? Bom que sobram mortais como nós que têm essa consciência. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas precisam urgentemente se libertar dessas "notícias" supérfluas e começarem a se engajar politicamente...pois se queremos mudar realmente a nossa sociedade, tanto ideologicamente como a estrutura, é só a partir de protesto e de luta social...só ouço discussões sobre qm é a próxima capa da playboy, q time joga hj, qm é a bola da vez... nunca em qual político votar, o q devemos fazer para mudar o país...perguntas as quais devemos pensar e muito...e q realmente são RELEVANTES em nossas vidas!
    Tadeu Franco

    ResponderExcluir
  4. Muitíssimo pertinente a sua observação. Devemos parar de ser a massa com o pensamento induzido para canalizarmos nossos pensamentos para ações produtivas. Bom saber que você não é do senso comum. Beijos :-)

    ResponderExcluir
  5. É realmente curioso o que se passa na mídia atual. É bem isso mesmo o que você disse. É bem mais fácil discutir o "problema" dos globais do que falar e pensar dos nossos. A "agenda" que a mídia impõe é fortíssima. Se você não segue exatamente o que se passa na TV, vai ficar obsoleto, vai ser taxado de antiquado.

    Nesse exato momento eu estou pensando na quantidade de gente que já deve ter visto algum tipo de violência contra criança e que nunca denunciou. Muitas dessas pessoas ficaram "abaladas" com a Xuxa. Elas, porém, só se sensibilizaram porque estão contaminadas pela mídia. Só pensam se a mídia disser no que pensar.

    Infelizmente, esse é um quadro bem difícil de se contornar...

    ResponderExcluir
  6. O chato é que isso sempre aconteceu. Do mesmo jeito que surgiu o "boom" da violência contra as crianças, deveria se manter com a mesma força. Infelizmente não é assim.

    ResponderExcluir

Comenta aí, vai!