quarta-feira, 4 de abril de 2012

Intimidade x Exposição

 


Mundo moderno esse em que vivemos. Todos conectados todo dia e toda hora e uma super exposição das nossas vidas por nós mesmos faz com que sejamos sempre observados e observantes. Sim, quem é famoso fica mais ainda e tem alguns que conseguem seus 15 minutos de fama ... Mas isso não vem ao caso. A questão é: como tem gente que se expõe e outras que gostariam de sumir da face da Terra. E porque? Simplesmente pelo fato de não querer exposição nenhuma. Nenhuma mesmo...

Super exposição na internet vale a pena ?
Foto: Thayane Dantas 

Tá, legal, mas porque essas pessoas tem perfil na internet e se conectam todos os dias? Pelo simples fato de que se você hoje, não tem perfis e contas nas redes sociais ou até mesmo um e-mail, você é excluída socialmente. Pense numa festa da turma: o evento criado no facebook é o convite. Se você não tem facebook, sinto muito, você automaticamente não está convidado. É a obrigação a aderir a evolução tecnológica e aos dispositivos que tanto nos fazem distanciar das pessoas e nos aproximar destas virtualmente. Se você passa pela sensação de "conheço essa menina só pelo facebook, porque pessoalmente ela não fala comigo", parabéns pois você não está sozinha.

E no mais, visível ou não, todo mundo queria ter uns 5 minutos de mosquinha para bisbilhotar a vida do outro. O facebook, twitter, te permite tudo isso, Literalmente mosquinha, você se vê analisando todas as vidas ali, integradas a sua(pelo menos virtual). Mas o que nunca nos "tocamos" é que vemos o que a pessoa quer que seja visto, não vemos nada além do que é permitido por ela. Voltamos a etapa inicial: o desejo de ser sempre pequena, insignificante, observadora e fofoqueira virtualmente, é mais atraente do que a vontade de viver socialmente. E isso não nos acrescenta em nada.

Difícil mesmo é concordar com as pessoas em não terem as suas vidas expostas. Concordo com elas. Todo mundo tem o direito de se reservar, coisa que é muito difícil ultimamente mas eu mesma não consigo e esse blog é prova disso. Reflexões, expressões, pensamentos e tudo o que deveria ser valorizado, se perde ao longo desta "espionagem virtual" e o que mais se ouvirá daqui por diante não são conversas e sim o barulho das teclas do computador.

Um comentário:

  1. Muito interessante esse texto!
    E realmente é isso aí, seja no Twitter, Facebook, Orkut, Blogs, Flogs ou qualquer rede social o que as pessoas descobrem ali é o que a gente quer que elas saibam.
    Vai da gente se preservar ou não.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Comenta aí, vai!